EQUIPE

 

EMEI EGILDA SCIAMARELLI PRADO

 

 

A Escola Municipal de Educação Infantil “Egilda Sciamarelli Prado”, foi fundada no dia 26 de fevereiro de 1988, e está situada na Avenida Arquiteto Luiz Saia, n.º 80 – Centro.

 

Em 26 de fevereiro de 1998, na presença do Senhor Prefeito Municipal de Lins, Luiz Antonio Melges Tinós, as empresas que compõem o Grupo “Fenícia”, doaram à cidade o Centro Municipal de Educação em Período Integral “Egilda Sciamarelli Prado”. Esta iniciativa foi um reconhecimento à cidade berço do Grupo Fenícia e uma homenagem a uma personalidade linense, como tantas outras, que com sua bondade e amor ao próximo, construiu na vida um monumento à amizade.

 

O Centro Municipal de Educação em Período Integral, inicialmente foi destinado ao atendimento de crianças de sete a catorze anos, para o desenvolvimento de projetos oferecidos aos alunos da rede pública de ensino, no horário oposto ao horário freqüentado na escola de ensino fundamental.

 

Os projetos desenvolvidos consistiam em atividades de reforço escolar, atividades de jardinagem e horta, datilografia, banda musical, atividades de educação física e artesanato como pintura em tecido, bordado e crochê.

O primeiro diretor da unidade escolar foi o professor Walcyr Luiz Santinho, na administração do Prefeito Luiz Antonio Melges Tinos no ano de 1988.

Em 1989 a Educação Infantil passou a ser responsabilidade do município, portanto a partir deste ano, o prédio passou a ser utilizado para Educação Infantil, passando a denominar-se Escola Municipal de Educação Infantil “Egilda Sciamarelli Prado”

 

Em fevereiro de 1989, foi realizado o primeiro concurso municipal para professor de pré-escola da rede municipal de ensino, então sob responsabilidade da professora Sônia Silva Santos da Divisão de Ensino Municipal.

 

Foram criadas classe na EMEI “Egilda Sciamarelli Prado” denominada então “escola sede”, uma vez que, a ela estavam vinculadas as classes externas criadas em diferentes bairros da cidade, no Bairro Rebouças foi criada EMEI “Antonio Seabra”, na creche do bairro do Ribeiro, foi criada da EMEI “Bem-te-vi”, que em agosto de 1989 passou a funcionar no próprio prédio da EMEI “Egilda Sciamarelli Prado”; junto à Escola Estadual “Valter Galatti” localizada no jardim Tangará, foi criada a EMEI “Branca  de neve”, no Jardim Bom Viver, junto à escola Estadual “Alice Melges Tinos”  foi criada a EMEI “Pingo de Gente”.

 

Neste mesmo ano, a coordenação pedagógica estava sob a responsabilidade da irmã Zilá Marcondes de Melo e da professora Maria das Graças Dias Mendes Amendola que posteriormente assumiu a direção da escola e mais tarde, removeu-se para outra unidade escolar da rede municipal de ensino da Secretaria Municipal de Educação.

 

Em 1997 a coordenadora pedagógica da EMEI “Egilda Sciamarelli Prado”, Maria Eufrásia Pereira de Souza, deixou a escola, para ocupar o cargo de Secretária Municipal de Educação (administração Valderez Vegiato Moya – 1997 a 2000).

 

A direção da Escola foi assumida pelo professor José Médice, que no ano de 1997, deixou a escola para assumir o cargo de Diretor de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

 

A partir de 1997, assumiu a direção da escola a professora Lúcia Helena Gonçalves e no ano de 2005 a escola recebeu a professora Iloiza Elena Potomatte Denis para ocupar o cargo de coordenadora pedagógica. Atualmente a escola atende a 390 alunos nos períodos matutino e vespertino, distribuídos em classes de 1ª, 2ª e 3ª etapas.

 

Existe também uma classe multisseriada em funcionamento junto à Escola Estadual “João Santos Meira”, no Bairro Guapiranga, na zona rural. Umas das classes da 2ª etapa funciona junto a Creche São Francisco de Assis.

 

Em junho de 2008, ocorreu o processo de municipalização da Escola Estadual “João Santos Meira”, que passou a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil “João Santos Meira”, desvinculando dessa Unidade Escolar.

 

Em reconhecimento a cidade berço do Grupo Fenícia e uma homenagem a uma personalidade linense como tantas outras, que com sua bondade e amor ao próximo construiu na vida um monumento à amizade. Estes são alguns dos dizeres que constam na placa inaugurativa do Centro Municipal de Educação em período integral Egilda Sciamarelli Prado, descerrada no dia 26 fevereiro e entregue à população local, numa doação do Grupo Fenícia, que teve sua primeira loja a Casa Nossa Senhora Aparecida, hoje, Lojas Arapuá, fundada em Lins.

 

O Grupo Fenícia julgou dar o nome de Egilda  Sciamarelli Prado que ra conhecida pelo apelido de Dona Beba ou Bebé. Nascida em Jundiaí estado de São Paulo, teve sete irmãos, Valdir, Maria Antonia, Guiomar, Ari, Edi, José Angelino e Dida, mudou-se jovem para Lins, onde a passou a maior parte de sua vida, casando-se com um comerciante local Moacir Prado, teve apenas um filho, o dentista Luiz Gonzaga, falecido em 2006. Teve dois netos, Moacir Neto e uma menina, que atualmente residem em São Paulo.

Esteve voltada para obras assistenciais e ajudou muitas crianças. Em 1972, viúva dona Bebé mudou-se para São Paul, onde viveu os últimos anos de sua vida, falecendo em 13 de agosto de 1976. Ela e seu marido foram tutores de Caio, Jorge e Ana Maria, filhos dos proprietários do Grupo Fenícia.

 

O prédio tem 1.200 m² de área construída num terreno com mais de 8.200 m². Para a sua construção, a Prefeitura Municipal de Lins deu preferência aos projetos que servissem ao setor educacional. Os doadores atenderam a definição e em oito meses foi erguido o prédio que está distribuído em dois pavimentos, e entregue totalmente mobiliado.

 

Desenvolvida a partir de modernos conceitos de arquitetura, a Lótus, empresa da Divisão de Construção Civil do Grupo Fenícia , responsável pelo gerenciamento do empreendimento, valorizou as formas simples e que permitissem a utilização da obra de diversas maneiras.

 

Quanto ao material, foram escolhidos os de maior durabilidade e de fácil manutenção, visando adequada conservação do empreendimento. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Luiz Prudêncio e para a execução da obra foram gastos cerca de 34 milhões (em valores de fevereiro de 1988).

 

A solenidade de inauguração contou com a presença da população linense, de diversas autoridades municipais e da diretoria do Grupo Fenícia, a cerimônia de inauguração teve início às dez horas com a presença da Banda Municipal  Benedito Marinho, que existe desde a fundação da cidade, em 1921.

 

O vice-presidente do grupo Fenícia, Caio Jacob em seus discurso ressaltou a gratidão que tem a terra que o acolheu, falou sobre a importância em atender melhor as pessoas carentes, frisando que a intenção desta doação é a eficiente integração desta entidade com outras já existentes na cidade, ele apontou também as qualidades da construção do prédio que atenderá de acordo coma necessidade local. Caio Jacob fez palavras de elogios e gratidão Pa patrona do Centro “Egilda Sciamarelli Prado, a dona Bebé”. “ No momento mais difícil ela e seu marido deram a maior lição de bondade e caridade” afirmou emocionado, acrescentando que froma eles que supriram a ele e a seu irmão Jorge Jacob ( Presidente do Grupo Fenícia), da ausência de seus pais. “Que seu nome seja lembrado e que sua vida seja exemplo”, finalizou Caio.

 

O Grupo Fenícia julgou dar o nome de “Egilda Sciamarelli Prado”, dona Bebé ao Centro de Educação Integral, pela sua popularidade adquirida na disposição em organizar e colaborar com as campanhas assistenciais de Lins.

 

Dinâmica, amante de decoração,  jardinagem e dos trabalhos domésticos, dona Bebé dividiu seus afazeres com as obras assistenciais. Apenas um ano depois de inaugurado o Berçário (Casa de São Francisco  de Assis), dona Bebé assumiu a presidência da entidade, cargo que exerceu de 1949 a 1958.  São incontáveis as campanhas que liderou e o número de crianças que ajudou.

 

 

 

 

 


 

SERVIÇO

 

EMEI “Egilda Sciamarelli Prado”

Avenida Arquiteto Luis Saia, 80 - Centro

Tel.:14 3523-8962

Email: emei.egilda@lins.sp.gov.br

 
GALERIA | 2018

 

 

PROJETOS E ATIVIDADES - 2018

 

Cerimônia_do_chá_semana_japonesa_2_etapa
Cerimônia_do_chá_semana_japonesa_2_etapa
press to zoom
Cerimônia do chá 2 etapa manhã    (10).j
Cerimônia do chá 2 etapa manhã (10).j
press to zoom
Cerimônia do chá 2 etapa manhã    (8).jp
Cerimônia do chá 2 etapa manhã (8).jp
press to zoom
Cerimônia do chá 2 etapa manhã    (9).jp
Cerimônia do chá 2 etapa manhã (9).jp
press to zoom
Cerimônia do chá 2 etapa manhã    (7).jp
Cerimônia do chá 2 etapa manhã (7).jp
press to zoom
Cerimônia do chá 2 etapa manhã    (6).jp
Cerimônia do chá 2 etapa manhã (6).jp
press to zoom
Cerimônia do chá 2 etapa manhã    (4).jp
Cerimônia do chá 2 etapa manhã (4).jp
press to zoom
Cerimônia do chá 2 etapa manhã    (5).jp
Cerimônia do chá 2 etapa manhã (5).jp
press to zoom
Cerimônia do chá 2 etapa manhã    (3).jp
Cerimônia do chá 2 etapa manhã (3).jp
press to zoom
Cerimônia do chá 2 etapa manhã    (2).jp
Cerimônia do chá 2 etapa manhã (2).jp
press to zoom
Cerimônia do chá 2 etapa manhã    (1).jp
Cerimônia do chá 2 etapa manhã (1).jp
press to zoom
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
press to zoom
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
press to zoom
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
press to zoom
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
press to zoom
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
press to zoom
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
press to zoom
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
press to zoom
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
press to zoom
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
Oficina_movimento_-_período_integral_-_p
press to zoom
 
GALERIA | 2017

 

 

PROGRAMA HORTA NAS ESCOLAS - 2017

 

 
COLHEITA - JUNHO
COLHEITA - JUNHO
press to zoom
COLHEITA - JUNHO
COLHEITA - JUNHO
press to zoom
COLHEITA - JUNHO
COLHEITA - JUNHO
press to zoom
COLHEITA - JUNHO
COLHEITA - JUNHO
press to zoom
COLHEITA - JUNHO
COLHEITA - JUNHO
press to zoom
COLHEITA - JUNHO
COLHEITA - JUNHO
press to zoom
COLHEITA - JUNHO
COLHEITA - JUNHO
press to zoom
COLHEITA - JUNHO 5.jpg
COLHEITA - JUNHO 5.jpg
press to zoom
HORTA NAS ESCOLAS 5.jpg
HORTA NAS ESCOLAS 5.jpg

Reiniciado o plantio nas hortas das escolas da Rede Municipal de Ensino.

press to zoom
HORTA NAS ESCOLAS 4.jpg
HORTA NAS ESCOLAS 4.jpg

Reiniciado o plantio nas hortas das escolas da Rede Municipal de Ensino.

press to zoom
HORTA NAS ESCOLAS 2.jpg
HORTA NAS ESCOLAS 2.jpg

Reiniciado o plantio nas hortas das escolas da Rede Municipal de Ensino.

press to zoom
HORTA NAS ESCOLAS 3.jpg
HORTA NAS ESCOLAS 3.jpg

Reiniciado o plantio nas hortas das escolas da Rede Municipal de Ensino.

press to zoom
HORTA NAS ESCOLAS 1.jpg
HORTA NAS ESCOLAS 1.jpg

Reiniciado o plantio nas hortas das escolas da Rede Municipal de Ensino.

press to zoom

 

 

ESCOLA EM PERÍODO INTEGRAL - Oficinas de teatro, música e dança.

 

Escola Integral
Escola Integral

Oficina teatro música e dança

press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
Escola Integral
Escola Integral
press to zoom
 
GALERIA | 2016

 

 

ATIVIDADES DIVERSAS

 

RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE5.jpg
RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE5.jpg
press to zoom
RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE3.jpg
RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE3.jpg
press to zoom
RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE4.jpg
RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE4.jpg
press to zoom
RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE2.jpg
RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE2.jpg
press to zoom
RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE7.jpg
RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE7.jpg
press to zoom
RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE6.jpg
RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE6.jpg
press to zoom
merenda4.jpg
merenda4.jpg
press to zoom
merenda3.jpg
merenda3.jpg
press to zoom
merenda5.jpg
merenda5.jpg
press to zoom
merenda2.jpg
merenda2.jpg
press to zoom
merenda1.jpg
merenda1.jpg
press to zoom
merenda8.jpg
merenda8.jpg
press to zoom
merenda7.jpg
merenda7.jpg
press to zoom
merenda6.jpg
merenda6.jpg
press to zoom
JARDINAGEM
JARDINAGEM
press to zoom
JARDINAGEM
JARDINAGEM
press to zoom
JARDINAGEM
JARDINAGEM
press to zoom
JARDINAGEM
JARDINAGEM
press to zoom
SALA DE AULA
SALA DE AULA
press to zoom
SALA DE AULA
SALA DE AULA
press to zoom